Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34348
Título: | A robótica educacional como proposta metodológica no ensino de geometria nos anos finais do fundamental |
Autor(es): | Silva, Dijanilson Iloia da |
Palavras-chave: | Robótica educacional Geometria Strandbeest Metodologia ativa |
Data do documento: | 19-Nov-2024 |
Resumo: | O presente trabalho tem como base a utilização da Robótica Educacional como proposta metodológica para o ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental, como um mecanismo facilitador para a atribuição de sentido e construção do saber. Junto a isso, mostra como a ação intencional do professor, na aplicação da prática, pode influenciar positivamente na compreensão conceitual de estruturas e definições geométricas, alinhando características conceituais e figurais dos entes geométricos sob uma perspectiva lúdica, presente na construção de um protótipo robótico. Além disso, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, partindo de uma abordagem comparativa, realizada em duas turmas de 7° ano e duas turmas de 8° ano, na E.M.E.I.F Frei Herculano, localizada no município de Ingá, Paraíba. Dessa forma, o estudo consolidou-se a partir de uma visão construcionista, em que os alunos desenvolveram um mecanismo (Strandbeest) partindo de noções geométricas e, assim, desenvolveram noções e conceitos de forma prática, baseando-se em uma metodologia de ensino ativa, verificando sua aplicação, discutindo seus conceitos e estabelecendo ideias fundamentais para a consolidação do saber geométrico. Fica evidente, portanto, as contribuições e o êxito da prática, ao passo que, os alunos puderam, a partir do potencial atrativo da Robótica Educacional, construir e fundamentar seu pensamento baseado na usabilidade e aplicabilidade da matemática, mudando suas visões acerca da relevância do que se aprende e desmitificando a ideia da inutilidade funcional da Matemática escolar. |
Descrição: | SILVA, Dijanilson Iloia da. A robótica educacional como proposta metodológica no ensino de geometria nos anos finais do fundamental. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34348 |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Dijanilson Iloia da Silva | TCC - Dijanilson Iloia da Silva | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 237.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.