Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34355
Título: | O GeoGebra como ferramenta didática no ensino das cônicas |
Autor(es): | Ramos, Ezequiel de Farias |
Palavras-chave: | GeoGebra Sequência Didática Cônica |
Data do documento: | 27-Mai-2025 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta de ensino das cônicas no ensino médio, utilizando o software GeoGebra como ferramenta didática. Considerando as dificuldades enfrentadas por alunos e professores na abordagem desse conteúdo, a proposta busca tornar o estudo das cônicas mais dinâmico, atrativo e eficaz. Para isso, foi elaborada uma sequência didática que integra aspectos históricos, geométricos e algébricos das curvas elipse, parábola e hipérbole, com instruções detalhadas de construção no GeoGebra. A proposta visa contribuir para a prática pedagógica de professores da educação básica, oferecendo um recurso acessível que favoreça a compreensão e o interesse dos estudantes, além de prepará-los melhor para avaliações como o ENEM, onde esse conteúdo é frequentemente cobrado. |
Descrição: | RAMOS, Ezequiel de Farias. O GeoGebra como ferramenta didática no ensino das cônicas. 2025. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34355 |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Ezequiel de Farias Ramos | TCC - Ezequiel de Farias Ramos | 4.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 201.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.