Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34450
Título: | O uso do jogo de xadrez como recurso didático no ensino-aprendizagem de Matemática |
Autor(es): | Pereira, Michael Santos |
Palavras-chave: | Jogo de Xadrez Ensino-Aprendizagem de Matemática Coordenadas Cartesianas Jogos educativos |
Data do documento: | 13-Jun-2025 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo investigar o uso do jogo de xadrez como recurso didático no ensino-aprendizagem da matemática, com foco no conteúdo de coordenadas cartesianas. A pesquisa foi fundamentada em uma abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica e da aplicação de uma sequência didática em uma turma do 7º ano do ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados antes e depois da intervenção, sendo analisados de forma descritiva. Os resultados apontaram avanços significativos na aprendizagem dos alunos, tanto na compreensão dos conceitos matemáticos quanto no engajamento com a disciplina. O uso do xadrez contribuiu para tornar o ensino mais atrativo, lúdico e significativo, facilitando a assimilação de um conteúdo que, geralmente, é considerado abstrato. Além disso, a proposta despertou maior interesse dos estudantes, promovendo a participação ativa nas aulas. Concluímos que o xadrez pode ser uma ferramenta eficiente no ensino de matemática, quando aplicado de forma planejada. |
Descrição: | PEREIRA, Michael Santos. O uso do jogo de xadrez como recurso didático no ensino-aprendizagem de Matemática. 2025. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34450 |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Michael Santos Pereira | TCC - Michael Santos Pereira | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Temo de depósito | PDF - Temo de depósito | 262.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.