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Título: O uso do jogo de xadrez como recurso didático no ensino-aprendizagem de Matemática
Autor(es): Pereira, Michael Santos
Palavras-chave: Jogo de Xadrez
Ensino-Aprendizagem de Matemática
Coordenadas Cartesianas
Jogos educativos
Data do documento: 13-Jun-2025
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar o uso do jogo de xadrez como recurso didático no ensino-aprendizagem da matemática, com foco no conteúdo de coordenadas cartesianas. A pesquisa foi fundamentada em uma abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica e da aplicação de uma sequência didática em uma turma do 7º ano do ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados antes e depois da intervenção, sendo analisados de forma descritiva. Os resultados apontaram avanços significativos na aprendizagem dos alunos, tanto na compreensão dos conceitos matemáticos quanto no engajamento com a disciplina. O uso do xadrez contribuiu para tornar o ensino mais atrativo, lúdico e significativo, facilitando a assimilação de um conteúdo que, geralmente, é considerado abstrato. Além disso, a proposta despertou maior interesse dos estudantes, promovendo a participação ativa nas aulas. Concluímos que o xadrez pode ser uma ferramenta eficiente no ensino de matemática, quando aplicado de forma planejada.
Descrição: PEREIRA, Michael Santos. O uso do jogo de xadrez como recurso didático no ensino-aprendizagem de Matemática. 2025. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34450
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