Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3446
Título: Justiça restaurativa: instrumento de reinserção social
Autor(es): Alves, Lidiana Marques de Souza
Palavras-chave: Direito penal
Justiça restaurativa
Reinserção Social
Data do documento: 15-Abr-2014
Resumo: O estudo da Justiça Restaurativa mostra-se relevante, tendo em vista que a realidade brasileira contemporânea nos tem mostrado um quadro de violência e criminalidade exacerbadas com um alto índice de reincidência, e a forma de resposta meramente retributiva dada pelo nosso Sistema Penal vigente tem se mostrado ineficaz, vez que aniquila processos, sem pôr fim às questões que os originaram. Desse modo, sua reavaliação se mostra necessária, abrindo-se espaço a práticas restaurativas, vez que, quando da solução das lides penais, buscam uma efetiva atuação das partes envolvidas no delito.Feita a abordagem conceitual,principiológica e metodológica da matéria, mencionamosprojetos em andamento no Brasil, e por fim, tratamos dos efeitos advindos da prática da Justiça Restaurativa. A partir da análise das práticas restaurativas em andamento em nosso país, vimos que a Justiça Restaurativa pode ser aplicada tanto no ambiente judicial, como no extrajudicial, e que o nosso ordenamento jurídico permite o seu emprego. Ao final do trabalho concluímos que a Justiça Restaurativa é instrumento de reinserção social, vez que, diante da infração penal, as partes ficam deslocadas do meio social, e, com a sua aplicação, elas tendem a ver seus relacionamentos reconstituídos a partir da construção da resposta dada ao crime de forma conjunta e participativa, resultando em um sistema penal mais eficaz e humanitário.
Descrição: ALVES, Lidiana Marques de Souza. Justiça restaurativa: instrumento de reinserção social. 2012. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3446
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidiana Marques de Souza Alves.pdfLidiana Marques de Souza Alves506.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.