Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34503
Título: Improbidade administrativa e a unidade do direito público sancionador
Autor(es): Torres, Bruna Laís Guedes de Andrade
Palavras-chave: Direito administrativo sancionador
Improbidade administrativa
Poder punitivo estatal
Princípio da isonomia
Data do documento: 6-Jun-2025
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a improbidade administrativa à luz da unidade do Direito Público Sancionador, especialmente diante das transformações promovidas pela Lei nº 14.230/2021 e do julgamento do Tema 1.199 pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A pesquisa se vale do método dedutivo, partindo da análise conceitual da improbidade administrativa, sua evolução normativa e as recentes alterações legislativas, para, em seguida, examinar criticamente a decisão do STF e adotar a necessidade de consolidação de uma abordagem dogmática unificada. Quanto aos meios, a pesquisa baseia-se em levantamento bibliográfico e documental, fundamentada em literatura jurídica, artigos acadêmicos e decisões jurisprudenciais, especialmente aquelas relacionadas ao julgamento do Tema 1.199 do STF, com o objetivo de identificar entendimentos consolidados e controvérsias dogmáticas relevantes à consolidação da improbidade como manifestação autônoma do ius puniendi. Quanto aos fins, trata-se de uma pesquisa explicativa. Conclui-se que, apesar da interpretação restritiva firmada pelo STF, a improbidade administrativa constitui manifestação do poder punitivo estatal, devendo ser submetida às garantias constitucionais próprias do Direito Público Sancionador. A análise evidencia que a fragmentação dogmática compromete a segurança jurídica, a isonomia e a proporcionalidade, tornando indispensável a superação do modelo tradicional e a harmonização das esferas sancionatórias.
Descrição: TORRES, Bruna Laís Guedes de Andrade. Improbidade Administrativa e a Unidade do Direito Público Sancionador. 2025. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34503
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf481.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Bruna Lais Guedes de Andrade Torres.pdfTCC - Bruna Lais Guedes de Andrade Torres.pdf240.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.