Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34520
Título: | Os desafios e benefícios do estágio supervisionado para formação do professor de geografia |
Autor(es): | Lima, Tayane Gabrielli de |
Palavras-chave: | Residência pedagógica Estágio Supervisionado Docência em Geografia |
Data do documento: | 18-Nov-2024 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo refletir e compreender a relevância e os benefícios do Estágio Supervisionado na formação de professores, com ênfase na formação docente em Geografia. O estudo inclui a introdução ao tema, a caracterização do espaço de pesquisa, a metodologia, os resultados e a conclusão, todos voltados para a análise prática e teórica que fundamentam esta discussão. A escolha da temática foi inspirada pelas experiências de iniciação à docência vivenciadas durante a graduação no Curso de Geografia, especialmente nas disciplinas de Estágio Supervisionado I, II e III, no período de atuação como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e no programa de Residência Pedagógica. Essas vivências proporcionaram a oportunidade de desenvolver saberes e práticas no ambiente escolar, tanto em turmas do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio. Os procedimentos metodológicos adotados basearam-se em pesquisa e revisão bibliográfica, conforme proposto por autores como Gil (2008), a fim de aprofundar a discussão sobre os benefícios do Estágio Supervisionado na formação docente.A principal finalidade foi construir uma revisão de literatura que evidenciasse a relevância desse componente curricular na preparação de educadores em Geografia, disciplina intrinsecamente conectada ao cotidiano e a aspectos práticos. Nesse contexto, o Estágio se apresenta como uma etapa indispensável para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que permitam aos futuros professores relacionar teoria e prática, ampliando sua competência e experiência no espaço escolar. |
Descrição: | LIMA,T. G. Os desafios e benefícios do estágio supervisionado para formação do professor de geografia. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Paraíba, Campina Grande, 2025. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34520 |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TAY BIBLIOTECA 2025.pdf | TAY BIBLIOTECA 2025.pdf | 1.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TAY 2025 foto pdf.pdf | TAY 2025 foto pdf.pdf | 167.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.