Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34528
Título: | O processo de ensino e aprendizagem em geografia através da mobilização das metodologias ativas: uma experiência no contexto formativo do programa residência pedagógica-uepb. |
Autor(es): | Ramalho, Jefferson Rodrigues |
Palavras-chave: | Formação docente Residência Pedagógica Metodologias ativas Ensino de geografia |
Data do documento: | 4-Nov-2024 |
Resumo: | Considerando a importância de que o processo de formação inicial para a docência priorize a imersão dos futuros professores na realidade escolar, torna-se necessário dar relevo aos programas de formação inicial surgidos nas últimas décadas, entre eles o Programa Residência Pedagógica (PRP). Tais iniciativas além de lançar luz à formação evidenciam a premência de que se busquem caminhos que contribuam com o processo ensino-aprendizagem se apresentando como espaço valioso para a implementação de novas práticas. Exemplo deste fato é o uso das metodologias ativas que representam uma opção viável e capaz de estimular os estudantes à aquisição do conhecimento nas diversas áreas do saber, inclusive na Geografia. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo analisar como as metodologias ativas podem contribuir para uma aprendizagem mais significativa dos alunos nas aulas de Geografia a partir das experiencias vivenciadas em uma turma de 3º série do ensino médio da Escola CAIC José Jofily, Campina Grande-PB. Os resultados demonstraram que ao participar do programa o docente em formação adquire maiores habilidades relacionadas ao exercício docente, construindo seu próprio perfil a partir da realidade vivenciada em sala de aula. Já no que diz respeito ao uso de metodologias ativas verificou-se que houve impactos positivos na abordagem dos conteúdos geográficos e na aprendizagem dos alunos que mostraram maior engajamento durante as aulas, evidenciado pelo aumento da participação nas atividades propostas e pelo interesse pelos conteúdos. Conclui-se que as metodologias ativas são uma ferramenta eficaz para melhorar o ensino de Geografia e promover uma aprendizagem mais significativa e que o programa residência pedagógica apresenta impacto positivo no processo de formação inicial para a docência em Geografia. |
Descrição: | RAMALHO, J. R. O processo de ensino e aprendizagem em Geografia através da mobilização das metodologias ativas. 2024. 26p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34528 |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - JEFFERSON RODRIGUES RAMALHO (2).pdf | TCC - JEFFERSON RODRIGUES RAMALHO PDF | 1.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO DE DEPOSITO.pdf | TERMO DE DEPOSITO | 908.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.