Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34707
Título: | Concepções e crenças de professores de matemática acerca das relações entre emoção e aprendizagem |
Autor(es): | Tavares, Maria Eduarda Pereira |
Palavras-chave: | Emoções Aprendizagem Educação matemática |
Data do documento: | 29-Mai-2025 |
Resumo: | O tema abordado neste trabalho diz respeito às relações entre emoção e aprendizagem, especificamente, objetiva analisar as concepções e crenças de professores de matemática acerca dessas relações. A pesquisa tem como base teórica autores como: Fonseca (2006), que destaca a importância da emoção na construção do conhecimento; Goleman (1995), acerca da teoria da inteligência emocional; Cury (1999), sobre as crenças docentes nas práticas pedagógicas; e Travassos (2018) que discute os efeitos da matofobia no ensino da matemática. Para responder à questão norteadora “quais são as concepções e crenças de professores de matemática sobre a relação entre emoção e aprendizagem matemática?”, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, do tipo qualitativa. O grupo de participantes foi composto por professores que atuam do 6º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio, na cidade de Sertânia-PE. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário misto, com perguntas abertas e fechadas, aplicado presencialmente com autorização das escolas, além de contatos individuais por mensagem. A análise das respostas mostrou que a maioria dos professores reconhece que fatores emocionais, como medo, ansiedade e desmotivação, impactam negativamente o desempenho dos alunos. Apesar de nem todos terem formação específica sobre o tema, muitos relatam práticas que demonstram sensibilidade às emoções dos estudantes. Os dados também indicam que as crenças desses professores influenciam diretamente suas escolhas e atitudes em sala de aula, reforçando a importância de considerar a dimensão emocional no processo de ensino-aprendizagem da matemática. |
Descrição: | TAVARES, Maria Eduarda Pereira. Concepções e crenças de professores de matemática acerca das relações entre emoção e aprendizagem. 2025. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática), Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro 2025. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34707 |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Eduarda Pereira Tavares.pdf | PDF - Maria Eduarda Pereira Tavares | 617.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 996.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.