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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34748
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Beatriz Raelly Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-09T13:56:14Z | - |
dc.date.available | 2025-09-09T13:56:14Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34748 | - |
dc.description | LIMA, Beatriz Raelly Silva de. Práticas experimentais investigativas e a Química Forense: um relato de experiência no ensino médio. 2025. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A disciplina de Química ainda apresenta uma forte vinculação ao ensino tradicional, concentrando-se na memorização e reprodução de conceitos e fórmulas. Diante desse cenário, as atividades experimentais investigativas aliadas a técnicas da Química Forense podem dimensionar outras possibilidades para o processo de ensino e a aprendizagem de Química. Nesse sentido, objetivamos nesse estudo analisar a relevância de práticas experimentais investigativas, baseadas em técnicas da Química Forense, no processo de ensino e aprendizagem em Química. Contamos com a participação de 34 alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública do município de Campina Grande-PB. Os dados foram obtidos a partir de uma Sequência Didática (SD). A análise dos dados ocorreu por meio do agrupamento dos momentos didáticos em três categorias denominadas: (I) A Química Forense no Ensino Médio: uma aproximação preliminar; (II) “O grupo afirma que a assassina é…”: experimentação em Química Forense e; (III) “A primeira vez que nós fomos a um laboratório”: refletindo a relevância da proposta na aprendizagem de conteúdos químicos. Os resultados revelaram que as práticas experimentais investigativas baseadas em técnicas da Química Forense estimularam a argumentação, reflexão crítica, proposição e teste de hipóteses, além de favorecerem a discussão de diferentes conteúdos químicos. Concluímos que a proposta didática estimulou maior participação e curiosidade dos estudantes, além de favorecer o entendimento da Química como área de conhecimento essencial em diferentes contextos, inclusive na investigação criminal. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador Prof. Dr. Francisco Ferreira Dantas Filho Coorientadora Profa. Ma. Quézia Raquel Ribeiro da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Conhecimentos químicos | pt_BR |
dc.subject | Química forense | pt_BR |
dc.subject | Investigação criminal | pt_BR |
dc.title | Práticas experimentais investigativas e a química forense: um relato de experiência no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
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