Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34748
Título: | Práticas experimentais investigativas e a química forense: um relato de experiência no ensino médio |
Autor(es): | Lima, Beatriz Raelly Silva de |
Palavras-chave: | Conhecimentos químicos Química forense Investigação criminal |
Data do documento: | 12-Jun-2025 |
Resumo: | A disciplina de Química ainda apresenta uma forte vinculação ao ensino tradicional, concentrando-se na memorização e reprodução de conceitos e fórmulas. Diante desse cenário, as atividades experimentais investigativas aliadas a técnicas da Química Forense podem dimensionar outras possibilidades para o processo de ensino e a aprendizagem de Química. Nesse sentido, objetivamos nesse estudo analisar a relevância de práticas experimentais investigativas, baseadas em técnicas da Química Forense, no processo de ensino e aprendizagem em Química. Contamos com a participação de 34 alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública do município de Campina Grande-PB. Os dados foram obtidos a partir de uma Sequência Didática (SD). A análise dos dados ocorreu por meio do agrupamento dos momentos didáticos em três categorias denominadas: (I) A Química Forense no Ensino Médio: uma aproximação preliminar; (II) “O grupo afirma que a assassina é…”: experimentação em Química Forense e; (III) “A primeira vez que nós fomos a um laboratório”: refletindo a relevância da proposta na aprendizagem de conteúdos químicos. Os resultados revelaram que as práticas experimentais investigativas baseadas em técnicas da Química Forense estimularam a argumentação, reflexão crítica, proposição e teste de hipóteses, além de favorecerem a discussão de diferentes conteúdos químicos. Concluímos que a proposta didática estimulou maior participação e curiosidade dos estudantes, além de favorecer o entendimento da Química como área de conhecimento essencial em diferentes contextos, inclusive na investigação criminal. |
Descrição: | LIMA, Beatriz Raelly Silva de. Práticas experimentais investigativas e a Química Forense: um relato de experiência no ensino médio. 2025. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34748 |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Beatriz Raelly Silva de Lima | TCC - Beatriz Raelly Silva de Lima | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 238.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.