Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3506
Título: Empregado doméstico: ratificação da convenção nº 189 da OIT como forma de assegurar os princípios constitucionais da isonomia e dignidade da pessoa humana
Autor(es): Alves, Cássia da Silva
Palavras-chave: Direito trabalhista
Empregado doméstico
Isonomia material
Data do documento: 5-Mai-2014
Resumo: Demonstra-se o empregado doméstico como sendo a pessoa física que trabalha à pessoa ou núcleo familiar, ou, ainda, em prol destes, de forma contínua, onerosa e sem fim lucrativo, características estas que o diferencia do trabalhador diarista. Estabeleceu-se como objetivos desse estudo: conceituar o instituto jurídico do empregado doméstico, bem como a legislação que lhe é aplicada, fazer uma análise constitucional e infraconstitucional dos direitos laborais e previdenciários assegurados a esta categoria, conceituar Tratado Internacional, especialmente a espécie denominada Convenção, explicar o processo de ratificação dos Tratados, bem como sua internalização ao Ordenamento Jurídico, entender o avanço proporcionado pela Convenção nº 189 da OIT, considerando os Princípios da Isonomia e Dignidade da Pessoa Humana, assim como sua incompatibilidade formal e compatibilidade material com a Constituição Federal de 88, explicando-se a necessidade de cercear a discriminação sofrida pelos empregados domésticos, ante a mitigação de seus direitos estabelecidos na legislação vigente no Brasil. Para entender este processo, utilizou-se de levantamento bibliográfico, assim como pesquisas em sites especializados no objeto deste estudo, assim como a legislação aplicada e o texto da Convenção nº 189 da OIT.
Descrição: ALVES, Cássia da Silva. Empregado doméstico: ratificação da convenção nº 189 da OIT como forma de assegurar os princípios constitucionais da isonomia e dignidade da pessoa humana. 2012. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3506
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cássia da Silva Alves.pdfCássia da Silva Alves677.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.