Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3647
Título: Os tratados internacionais geram cristalização normativa? Uma análise do direito de propriedade intelectual no acordo trips
Autor(es): Almeida, Fabrina Michely Franklin de
Palavras-chave: Direito internacional
Patentes farmacêuticas
Normalização internacional
Acordo TRIPS
Data do documento: 12-Mai-2014
Resumo: A partir de reflexões sobre a complexidade nas interações nacionais e supranacionais para o Direito internacional, observamos movimentos constantes de reorganização, percebendo a necessidade de flexibilização da soberania dos Estados na busca por um delicado processo na organização de novos panoramas em escala cada vez mais global. Neste mundo extremamente dinâmico onde as comunicações praticamente excluem as distâncias, os direitos autorais ganham contornos muito mais relevantes, sem dúvida em um mundo no qual o conhecimento é a matéria prima mais cobiçada e o produto final de maior valor mercadológico, não é de se estranha à necessidade de países detentores de meios mais sofisticados de elaboração do conhecimento, reivindicarem uma maior cobertura de seus inventos. Desta forma o presente trabalho abordara como os tradados, focando principalmente no Trade-Related Aspects of Intellectual Property Rights, ou Acordo TRIPS, tem influência sobre o ordenamento interno, analisando a adoção parcial ou inteira de tal instrumento na construção de políticas públicas em relação ao desenvolvimento de medicamentos, concessões de patentes e a realização dos princípios constitucionais à vida, e a saúde pública. Para tanto nos apropriaremos dos entendimentos de alguns doutrinadores como Francisco Rezek, Valério de Oliveira Mazzuoli, sobre o que vem a ser o instituto dos tratados internacionais, como são elaborados, suas formas de adesão e como os países podem desvencilhassem, apurando o olhar em especial para os tratados de conteúdo econômico-comercial.
Descrição: ALMEIDA, Fabrina Michely Franklin de. Os tratados internacionais geram cristalização normativa? Uma análise do direito de propriedade intelectual no acordo trips. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3647
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabrina Michely Franklin de Almeida.pdfFabrina Michely Franklin de Almeida263.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.