Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3664
Título: Entre o real e o virtual : a descrição arquivística na web
Autor(es): Dornelas, Dayana Ribeiro
Palavras-chave: Descrição arquivistica
Representação da informação
Arquivos públicos brasileiros
Data do documento: 16-Mai-2014
Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) propiciam grandes mudanças no cotidiano dos indivíduos, sendo um dos meios mais relevantes de troca de informações. Não obstante, a informação arquivística também acompanha essa transformação, que traz profundas mudanças na transferência e uso da informação. A mais evidente delas é vista na web, no qual sites de instituições arquivísticas públicas aproveitam esse espaço para disponibilizar as informações de caráter descritivo aos seus usuários. Porém, muitas delas ainda não fazem bom proveito dessa ferramenta, seja por motivos peculiares ou pela falta de uma infraestrutura sólida de investimento Estatal. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar a descrição arquivística nos sites dos arquivos públicos estaduais brasileiros. Para isso, foi verificado as possibilidades de busca e recuperação da informação nos sites, seguindo os pressupostos teóricos, os parâmetros essenciais à eficácia, e, por fim, foi elaborada uma ficha descritivo-analítica com o intuito de fazer uma comparação da prática de descrição. A pesquisa classifica-se como empírica, com abordagem qualitativa e com tipologia descritivo-analítica. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se os critérios da observação sistemática com o auxílio de uma ficha elaborada com base na teoria arquivística. Os resultados evidenciam que a descrição nos sites dos arquivos públicos estaduais, em sua maioria, não atende aos parâmetros prescritos ao ambiente web. Sugere-se uma efetiva participação do Arquivo Nacional como agente coordenador de uma política pública voltada à descrição, com o intuito de proporcionar amplo acesso às informações arquivísticas.
Descrição: DORNELAS, Dayana Ribeiro. Entre o real e o virtual: a descrição arquivística na web. 2014. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- UniversidadeEstadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3664
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayana Ribeiro Dornelas Parte 3.pdfDayana Ribeiro Dornelas1.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Dayana Ribeiro Dornelas Parte 2.pdfDayana Ribeiro Dornelas1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Dayana Ribeiro Dornelas Parte 1.pdfDayana Ribeiro Dornelas2.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.