Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3790
Título: Diagnóstico das concepções e práticas de professores de Química para o trabalho com a perspectiva CTSA no contexto de Educação Básica
Autor(es): Soares, Jéssika Freitas
Palavras-chave: Formação de professores
Ensino CTSA
Ensino de Química
Data do documento: 22-Mai-2014
Resumo: A realidade do mundo atual é marcada por um acelerado desenvolvimento tecnológico e científico, sendo essencial que as práticas educativas passem por transformações para acompanhar essa evolução. A sociedade atual, necessita de conhecimentos para serem capazes de tomar decisões, participar de discussões e dos rumos que a ciência e a tecnologia apresentam. Daí a necessidade de incorporar na prática do professor o enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e questões ambientais) que foi introduzido no currículo de ciências desde a década de 70 e vem sendo foco de discussão na atualidade. No entanto, muitas pesquisas apontam que a formação do professor ainda é um obstáculo para que o ensino de Química na perspectiva CTSA seja uma prática em sua vivência. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo investigar entre os professores de 8 (oito) escolas públicas de Campina Grande – PB, quais as suas concepções e práticas para o trabalho envolvendo a abordagem CTSA no Ensino de Química. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza quali-quantitativa, na qual, foi aplicado, como instrumento de coleta de dados, o questionário a 15 professores e teve como critério de escolha o fato de serem as maiores escolas da cidade e também por serem contempladas pelo PIBID (Programa de Iniciação á Docência) apoiado pela UEPB. Os resultados da pesquisa apontam que poucos professores trabalham com o enfoque CTSA nas aulas de Química, além disso a grande maioria dos entrevistados não tiveram formação necessária para o trabalho em sala de aula com essa tendência pedagógica de ensino, como também a falta de tempo para planejar atividades, o desestímulo no trabalho docente e a falta de material pedagógico.
Descrição: SOARES, J. F. Diagnóstico das concepções e práticas de professores de Química para o trabalho com a perspectiva CTSA no contexto de Educação Básica. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3790
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssika Freitas Soares.pdfJéssika Freitas Soares981.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.