Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4016
Título: A problemática da classificação de substantivos e adjetivos em uma coleção de livros didáticos de português do ensino fundamental II
Autor(es): Silva, Ivanilda Campos da
Palavras-chave: Substantivos e Adjetivos
Critérios de Classificação
Livros Didáticos de Português
Data do documento: 30-Jun-2014
Resumo: Devido à ausência ou à insuficiência de critérios utilizados para a classificação de substantivos e adjetivos apresentada tanto nas Gramáticas Normativas quanto nos Livros Didáticos de Português- LDP(s), o trabalho de diferenciação e a análise das propriedades gramaticais de ambas as categorias torna-se difícil, principalmente pelo fato dessas classes possuírem limites de separação pouco claros, pela falta de distinção nítida entre seus diversos comportamentos gramaticais e também porque o critério utilizado para a definição das duas classes não é o mesmo. Para uma classificação mais coerente que dê conta da descrição gramatical faz-se necessária a utilização de três critérios simultaneamente: morfológico, sintático e semântico. Assim, o objeto de estudo da presente pesquisa problematiza a ausência e/ou a mistura de critérios de classificação de substantivos e adjetivos apresentada em uma coleção de livros didáticos do ensino Fundamental II. Objetiva-se identificar e analisar a abordagem da classificação dos nominais, trazida nessa coleção, de modo a conhecer os limites que distinguem substantivo de adjetivo e verificar se os livros analisados reproduzem o que prescreve a Gramática Tradicional (GT) para a classificação vocabular ou se já incorporam contribuições da pesquisa linguística. A pesquisa baseia-se nos estudos de alguns linguistas contemporâneos, a exemplo de Perini (2006), Farias (2000), Rosa (2006), Basílio (2008), Câmara Júnior (2007), Macambira (1974) e Biderman (2001).
Descrição: Silva, I. C. da. A problemática da classificação de substantivos e adjetivos em uma coleção de livros didáticos de português do ensino fundamental II. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4016
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivanilda Campos da Silva.pdfIvanilda Campos da Silva1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.