Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4019
Título: Questões de gênero nas séries iniciais
Autor(es): Ramalho, Elizângela de Souza
Palavras-chave: Gênero feminino
Gênero masculino
Educação Primária
Prática Pedagógica
Preconceito
Data do documento: 30-Jun-2014
Resumo: O presente trabalho trata-se de um estudo de questões de gênero nas séries iniciais. E tem como objetivo principal, esclarecer os preconceitos sociais políticos, sexuais, entre outros, em que sofre a mulher, por uma sociedade machista e preconceituosa. Foi feita uma pesquisa qualitativa através de observações feitas em duas creches na cidade de Campina Grande no período de duas semanas. O que nos mostra situações questionáveis no que se refere a gênero. O estudo foi feito através de observações sem intervenção referente em cada escola onde a pesquisa foi realizada. Dessa forma, entende-se que as práticas cotidianas da escola, estão repletas de ilustrações que fazem com que se perpetue as desigualdades entre o feminino e o masculino, que são tão presentes na cultura. Sendo assim, as práticas desenvolvidas nas escolas, que determina a incorporação de preconceitos, que são desfavoráveis a mulher. Para a realização desse estudo, tomamos como referencial teórico BOURDIEAU, PA (1999) e CARVALHO (200).
Descrição: Ramalho, E. de S. Questões de gênero nas séries iniciais. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4019
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizângela de Souza Ramalho.pdfElizângela de Souza Ramalho860.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.