Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4104
Título: A perspectiva problematizadora no ensino de Biologia: percepção de alunos concluintes do curso de licenciatura em Biologia (noturno) CCBS-UEPB
Autor(es): Oliveira, Priscilla Abilio de
Palavras-chave: Formação docente
Ensino de Biologia
Prática pedagógica
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: Frente ao modelo de ensino atual, limitado hegemonicamente a uma concepção “bancária”, baseada no “tradicionalismo” que objetiva apenas a reprodução de conhecimentos, atribuindo extrema importância ao conteúdo e a matéria para que o aluno absorva, memorize e, por fim, reproduza, geralmente sem modificação, nos exames e provas, para que lhe seja atribuída uma nota, sem ser considerado os seus conhecimentos prévios advindos do seu contexto social, urge a necessidade de se repensar os processos de ensino-aprendizagem e, nesse sentido, a perspectiva problematizadora coloca-se como uma possibilidade significativa a ser pensada e vivenciada. Portanto, ancorando-se nessa linha de raciocínio, optamos pelo estudo da perspectiva problematizadora no contexto da Educação Biológica a partir da percepção de alunos/as concluintes do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – noturno – CCBS/Campus I/UEPB, com o propósito de averiguar se a formação universitária tem contribuído com as condições necessárias ao desenvolvimento de processos de ensinoaprendizagem em Biologia na perspectiva problematizadora, em função de sua relevância na formação docente e de sua profunda significância no âmbito escolar e social do discente. Para tanto, nos pautamos por uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva de investigação, coletando os dados por meio de entrevistas não estruturadas gravadas em áudio; Para análise dos dados nos pautamos pela “análise de conteúdo” (Bardin, 2011). Em síntese, ao final da investigação, concluímos que os estudantes implicados na pesquisa apresentam conhecimentos incipientes acerca da temática abordada, em consequência, segundo eles, da não abordagem desta nos componentes curriculares de formação, a exceção de algumas das práticas pedagógicas. Por outro lado, identificamos que os mesmos conseguem expressar noções acerca da importância da perspectiva problematizadora no contexto da educação Biológica.
Descrição: OLIVEIRA, P. A. de. A perspectiva problematizadora no ensino de Biologia: percepção de alunos concluintes do curso de licenciatura em Biologia (noturno) CCBS-UEPB. 2012. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4104
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscilla Abílio de Oliveira.pdfPriscilla Abílio de Oliveira557.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.