Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4166
Título: Diário de leitura: um artefato para alfabetizar letrando
Autor(es): Albuquerque, Paula Sabrina Barbosa de
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Formação de Leitores
Diário de Leitura
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Este trabalho monográfico apresenta o resultado de uma pesquisa realizada em uma escola do município de Campina Grande com o objetivo de favorecer a alfabetização e o letramento a partir da utilização do gênero diário de leitura como instrumento na formação de leitores e escritores competentes. A pesquisa científica de cunho qualitativo foi conduzida na escola Centro Educacional Moderno. A amostra da referida pesquisa constitui-se pelas turmas do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º, que utilizam o gênero diário de leitura para o registro de suas impressões acerca dos diversos gêneros textuais lidos em sala de aula ou em casa. A metodologia da pesquisa teve como pressuposto a análise dos diários, as observações na rotina escolar e os relatos de experiências dos pais e professores. Com o fim da compreensão e a análise dos dados obtidos, confrontamos com as informações bibliográficas que deram base e subsídios teóricos para a referida pesquisa (COELHO, 2000), (PARREIRAS, 2009), (SILVA& MARTINS, 2010), (SOARES, 2012) e (TEBEROSKY & COLOMER, 2003) nos direcionando em seus estudos para uma revisão dos paradigmas no que diz respeito à formação de leitores e escritores críticos e ativos. Afirmamos que o debate sobre experiências concretas de leitura e escrita vivenciadas pelas crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental contribui significativamente para a promoção das crianças em um ambiente alfabetizador atrelado ao letramento, além de contribuir de forma efetiva para uma prática pedagógicaque possibilite a conscientização desses indivíduos a fim de perceberem a sua importância como seres “pensantes” que podem, acima de tudo, mudar a realidade e interferir no meio no qual estão inseridos, sendo sujeitos ativos e transformadores da sociedade.
Descrição: Albuquerque, P. S. B. de. Diário de leitura: um artefato para alfabetizar letrando. 2013. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4166
ISSN: CDD 372.6
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paula Sabrina Barbosa de Albuquerque.pdfPaula Sabrina Barbosa de Albuquerque2.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.