Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4169
Título: O livro didático e a construção da identidade negra
Autor(es): Andrade, Raquel de Sousa
Palavras-chave: Ensino Fundamental
Livro Didático
História Afrobrasileira
Data do documento: 9-Jul-2014
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa do PIBIC/CNPq (cota 2011/2012), no qual se buscou averiguar e analisar a visão da história afro-brasileira presente em livros didáticos de História do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, utilizados em algumas escolas públicas, da rede municipal de Campina Grande (PB) e discutir a contribuição do livro didático para a construção da identidade negra. Através do estudo bibliográfico e documental, foi desenvolvida a metodologia da nossa pesquisa qualitativa. Considerou-se o livro didático como um documento e foram tomados como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (BRASIL, 2004), bem como os autores como Silva (2001), Gomes (2008), Munanga (2009), D`Adesky (2006), dentre outros. Ficou constatado que a história da escravidão é marcante na história do Brasil, e que é preciso compreender seu significado e não se reduzir a ela. A formação da nação brasileira e o pós-abolição são temas que precisam ser discutidos para se entender o porquê de o povo negro ainda hoje sofrer com o racismo e, especialmente, como suas lutas contribuíram para a resistência e a preservação de sua cultura.A identidade negra no Brasil é marcada por ações negativistas geradas desde o processo de escravidão e, ao longo do tempo, vem-se lutando contra estas marcas por meio dos movimentos que valorizam esta identidade. Neste sentido, percebe-se que, no âmbito educacional, a identidade, inclusive a identidade negra,pode ser influenciada de forma negativa por meio de conteúdos escolares, principalmente, pelo livro didático que, por muito tempo, foi utilizado como o único suporte de ensino.Assim, a educação é uma grande alternativa para promover a inclusão das relações etnicorraciais nos vários níveis de ensino, para que se colabore com a superação do racismo nesta sociedade excludente. Acreditamos que a formação de professores/as com identificação com a causa da inclusão étnica poderá contribuir com a formação da identidade de crianças mais abertas e solidárias.
Descrição: Andrade, R. de S. O livro didático e a construção da identidade negra. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4169
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel de Sousa Andrade.pdfRaquel de Sousa Andrade1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.