Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4240
Título: | Que razões levam os alunos de graduação a um fracasso generalizado nas disciplinas de cálculo diferencial e integral? |
Autor(es): | Bezerra, Adriana da Silva Velozo |
Palavras-chave: | Educação matemática Ensino-aprendizagem Cálculo diferencial e integral |
Data do documento: | 9-Jul-2014 |
Resumo: | A presente pesquisa foi realizada com alunos do curso de Licenciatura em Matemática, tendo como objetivo analisar as razões que levam os alunos de graduação a um fracasso generalizado na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário semi-aberto, aplicado aos alunos com o intuito de investigar quais as principais dificuldades enfrentadas por eles no ensino e aprendizagem nesta disciplina, quais as principais razões que os levam a reprovação, bem como suas opiniões sobre a forma que essa disciplina é ministrada para eles e o que poderia ser feito para que a situação atual do ensino de Cálculo Diferencial e Integral pudesse ser melhorada. A partir dos dados coletados iniciou-se uma análise qualitativa, com o objetivo de evidenciar o índice de dificuldades e de reprovações neste grupo de alunos, e também saber como os alunos têm se sentido no decorrer do estudo desta disciplina. Portanto, dentre todos os fatores encontrados, a análise desta pesquisa apontou para a metodologia utilizada pelos professores e para a falta de base trazida pelos alunos do ensino básico como principais fatores geradores de dificuldades e reprovações na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Dessa forma, pudemos constatar que as práticas tradicionais em que estas disciplinas estão sendo ministradas e o grande despreparo dos alunos ao ingressarem no curso superior, são determinantes para o grande fracasso dos alunos. |
Descrição: | BEZERRA, A. da S. V. Que razões levam os alunos de graduação a um fracasso generalizado nas disciplinas de cálculo diferencial e integral? 2013. 213f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4240 |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Adriana da Silva Velozo Bezerra Parte 1.pdf | Adriana da Silva Velozo Bezerra Parte 1 | 10.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Adriana da Silva Velozo Bezerra Parte 2.pdf | Adriana da Silva Velozo Bezerra Parte 2 | 10.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Adriana da Silva Velozo Bezerra Parte 3.pdf | Adriana da Silva Velozo Bezerra Parte 3 | 10.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Adriana da Silva Velozo Bezerra Parte 4.pdf | Adriana da Silva Velozo Bezerra Parte 4 | 8.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.