Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4280
Título: O Teorema de Green e aplicações
Autor(es): Borges, Gilvânia Ramos
Palavras-chave: Matemática - Teoremas
Teorema de Green
Cálculo de áreas
Data do documento: 11-Jul-2014
Resumo: O Teorema de Green é um resultado importante do Cálculo Vetorial. É assim chamado, em homenagem ao matemático inglês George Green, que o desenvolveu. Este teorema relaciona a integral de linha ao longo de uma curva fechada simples parcialmente suave com a integral dupla sobre a região delimitada por esta curva. Este trabalho tem como objetivo estudar o Teorema de Green e apresentar algumas de suas aplicações. Mostramos sua aplicação no cálculo de área de regiões determinadas por curvas simples e fechadas e estabelecemos a relação existente entre o Teorema de Green e o Planímetro, um importante instrumento criado em 1854 pelo matemático Jacob Amsler, capaz de medir área de figuras planas movendo-se apenas no contorno da região.
Descrição: BORGES, G. R. O Teorema de Green e aplicações. 2011. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4280
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilvânia Ramos Borges.pdfGilvânia Ramos Borges1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.