Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4358
Título: A psicomotricidade como prática inclusiva na educação para deficientes intelectuais
Autor(es): Queiroz, Suely de Moraes
Palavras-chave: Educação Especial
Psicomotricidade
Deficiência Intelectual
Data do documento: 14-Jul-2014
Resumo: O tema que será abordado, neste trabalho é a inclusão das crianças com deficiência intelectual que surgiu de várias interrogações abordadas durante os estágios realizados durante o curso de pedagogia e de experiência durante lecionava em uma escola particular. Assim, o presente estudo tem por objetivo analisar os desafios que surgiram em decorrência da inclusão dessas crianças ao sistema regular de ensino e como a psicomotricidade pode servir de apoio pedagógico no ensino-aprendizagem das crianças com deficiência. Como nossa pesquisa tinha o cunho qualitativo buscamos analisá-la levando em consideração os conhecimentos das entrevistadas e as especificidades desse tipo de pesquisa. A pesquisa ocorreu na Associação dos Pais e Amigos dos excepcionais (APAE) na cidade de Campina Grande PB. Os dados foram obtidos através de uma entrevista a qual continham perguntas que se referiam as suas formações, dos desafios e opiniões acerca da inclusão das crianças com deficiência intelectual no ensino regular. A pesquisa foi realizada com sete professoras que lecionam no fundamental I. Estes responderam às perguntas com objetividade e experiência ligadas as questões do convívio educacional ao qual interagem com dedicação e eficiência. Mas o que tem nos preocupado é a forma como estar sendo visto e discutido esse tema, ficando só em vias de papeis, professores despreparados e a escola sem compreender como contribuir para o processo de ensino e aprendizagem desses alunos.
Descrição: Queiroz, S. de M. A psicomotricidade como prática inclusiva na educação para deficientes intelectuais. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4358
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suely de Moraes Queiroz.pdfSuely de Moraes Queiroz527.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.