Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4479
Título: O gênero Blog: relato de uma experiência na escola CAIC em Alagoa Grande
Autor(es): Leandro, Paula Frassinetti Gonçalves
Palavras-chave: Gênero
Tecnologia
Língua materna
Data do documento: 29-Jul-2014
Resumo: O presente trabalho visa apresentar algumas reflexões acerca do estudo dos novos gêneros textuais digitais, especificamente o blog que foi utilizado na pesquisa de campo em aulas de língua materna na Escola Instituto Desembargador Severino Montenegro/CAIC, Alagoa Grande, PB. Os recursos digitais aplicados pelos professores podem de sobremaneira auxiliar para que o ensino de Língua Portuguesa possa adequa-se a uma crescente necessidade de adaptação ao estudo dos gêneros emergentes advindos das mudanças tecnológicas na linguagem da sociedade atual contribuindo para o desenvolvimento da aprendizagem de forma dinâmica e atrativa. Através de uma pesquisa de concepções bibliográficas, fundamentada em autores como Marchushi (2002), Levy (1996, 1999), Certau (2011) e outros, foram pesquisados conceitos sobre os gêneros textuais e os recursos tecnológicos. O resultado da pesquisa alcançada através dos estudos bibliográficos e da análise da experiência por meio da observação e questionários aplicados na sala de aula de língua materna da escola CAIC nos faz refletir a importância do uso desses recursos e dos novos gêneros textuais digitais e sua contribuição para o aprimoramento de técnicas de ensino voltadas ao professor de língua materna que resulta em um maior interesse na aprendizagem. Com a concepção de ideias adquiridas é possível construir práticas de ensino que constitua um conjunto, de ensino, linguagem e tecnologia.
Descrição: LEANDRO, P. F. G. O gênero Blog: relato de uma experiência na escola CAIC em Alagoa Grande. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4479
Aparece nas coleções:III - ITPELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paula Frassinetti Gonçalves Leandro.pdfPaula Frassinetti Gonçalves Leandro1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.