Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4533
Título: O poder do discurso e o discurso do poder na peça teatral “Gota d’água”, de Chico Buarque e Paulo Pontes
Autor(es): Maia, Heloisa Soares
Palavras-chave: Discurso
Poder
Ideologia
Data do documento: 4-Ago-2014
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir da fala dos principais personagens, relações de poder que se estabelecem na obra teatral “Gota D’Água” (1975), de Chico Buarque e Paulo Pontes. Nesse sentido, pretende-se compreender como o poder se exerce através do discurso, levando o indivíduo à manipulação e a formação de subjetividade. Escrita no âmbito da ditadura militar, período de grandes conflitos político-sociais, a obra reflete como o autoritarismo e a manipulação por meio do discurso estavam presentes, assim como a opressão da burguesia para com a classe oprimida. Na peça a personagem Creonte Vasconcelos, proprietário de um conjunto habitacional, simboliza o governo opressor, fazendo uso de um discurso ideológico e manipulador a fim de explorar economicamente a comunidade periférica localizada no subúrbio carioca denominada “Vila do Meio Dia”, onde se coloca como representante da população ao mesmo tempo em que tenta enriquecer cada vez mais à custa dela por meio do valor abusivo das parcelas dos imóveis. A obra faz uma crítica ao sistema capitalista onde os homens são facilmente corrompidos. Desse modo buscou-se refletir como a ideologia se manifesta através do discurso. Para isso foram levadas em consideração principalmente as reflexões teóricas do filósofo francês Michel Foucault (2006) e (2008), Eni Orlandi (2000), Brandão (2004), Navarro-Barbosa e Sargentini (2004) e Marcondes e Barros (2004).
Descrição: MAIA, H. S. O poder do discurso e o discurso do poder na peça teatral “Gota d’água”, de Chico Buarque e Paulo Pontes. 2013. 28f. Trabalho Acadêmico Orientado (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4533
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Heloisa Soares Maia.pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.