Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4537
Título: Internetês e produção textual: uma análise das crenças de docentes de língua portuguesa
Autor(es): Brito, Luan Talles de Araújo
Palavras-chave: Produções textuais
Internetês
Cranças
Práticas pedagógicas
Data do documento: 4-Ago-2014
Resumo: O objetivo da presente pesquisa consiste em analisar as crenças dos professores de língua materna a respeito do código gráfico popularizado na internet, o chamado “internetês”; como também discorrer sobre a polêmica em torno da transposição deste para as produções textuais formais do âmbito escolar, a fim de elucidarmos a ação pedagógica dos profissionais da área frente a este uso inadequado da linguagem. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, com abordagem metodológica para um estudo de campo, realizado no período de 28 de fevereiro a 04 de maio do ano de 2013. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas abertas e semiestruturadas. Foram entrevistados 10 professores do componente curricular Língua Portuguesa, que exercem o magistério no ensino fundamental II e no ensino médio da educação básica, da rede pública de ensino, do município de Brejo do Cruz - PB. Temos como aporte teórico a teoria de “crenças de professores” da área da Linguística Aplicada e a teoria dos gêneros textuais e da adequação linguística à situação comunicativa. Deste modo, embasamo-nos em autores como: Bagno (2007), Bakhtin (2010), Madeira (2005), Marcuschi (2000, 2005, 2010a, 2010b), Xavier (2011), entre outros. Por conseguinte, a análise do corpus evidenciou a forte influência do ensino prescritivo e de uma memória discursiva advinda da Gramática Tradicional na construção e manutenção das crenças em torno do ensino linguístico e, consequentemente, nas práticas pedagógicas referentes ao uso do “internetês” no contexto escolar e na conscientização do uso adequado da linguagem nas diversas situações comunicativas.
Descrição: BRITO, L. T. A. Internetês e produção textual: uma análise das crenças de docentes de língua portuguesa. 2013. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4537
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luan Talles de Araújo Brito.pdf656.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.