Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4604
Título: Dificuldades no processo de ensino de línguas a alunos surdos do ensino regular: uma perspectiva socioeducacional inclusiva
Autor(es): Ribeiro, Robson Silva
Palavras-chave: Alunos surdos
Metodologia de ensino
Inclusão social
Data do documento: 11-Ago-2014
Resumo: A educação de surdos é um tema que vem causando grande discussão, e indagações sobre qual a forma eficaz de ensino e aprendizagem para eles, levando em consideração os tópicos de diversidade e inclusão que possibilitam aos surdos o ensino e aprendizagem de outras culturas, línguas, costumes, tendo como base a Libras e o bilinguismo. O bilinguismo é o método de ensino predominante no Brasil que traz a Libras como primeira língua (L1) e o português como segunda (L2). Faremos também, uma abordagem, acerca de como se dá o ensino de Língua Estrangeira (LE) aos alunos pertencentes à comunidade Surda. Trataremos do processo de educação com base em algumas propostas de inclusão que oferecem novos meios de ensino e melhor aprendizagem aos surdos, tendo como suporte teórico os estudos de Quadros (1997), Strobel (2009), Rodrigues (2006), Perlin (2004). Destacaremos, ainda, tópicos como a cultura Surda e a formação dos professores, que nos levarão a conhecer o contexto que envolve a língua de sinais, (LIBRAS) e como vem sendo desenvolvido o trabalho do professor no ensino regular, quando se trata da inclusão desses alunos. Para isso, optou-se pela aplicação de um questionário aos alunos surdos da FUNAD em João Pessoa - PB, dos quais obtivemos argumentos dos seis participantes acerca do processo de ensino, que contribuíram e confirmaram nossas hipóteses sobre as dificuldades e necessidades que surgem nesse processo de ensino e aprendizagem de línguas voltada para a comunidade Surda. Mas que não os tornam incapazes de aprenderem.
Descrição: RIBEIRO, R. S. Dificuldades no processo de ensino de línguas a alunos surdos do ensino regular: uma perspectiva socioeducacional inclusiva. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4604
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Robson Silva Ribeiro.pdfRobson Silva Ribeiro603.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.