Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4668
Título: A lei da ficha limpa: um importante marco para uma reforma política do Brasil
Autor(es): Oliveira, Lívia Macedo Barreto de
Palavras-chave: Lei da ficha limpa
Lei complementar nº 135/2010
Inelegibilidade
Reforma política
Direitos políticos
Data do documento: 18-Ago-2014
Resumo: Este estudo teve como objetivo fazer uma breve análise da introdução e das consequências da Lei Complementar n° 135/2010 no cenário político do Brasil. Mais conhecida como a Lei da Ficha Limpa, essa lei de iniciativa popular foi fruto de forte clamor social. Publicada em junho de 2010, a lei da Ficha Limpa gerou grande repercussão e discussão quanto a pontos polêmicos acerca da sua constitucionalidade. Esse trabalho tratou de forma sucinta dos Direitos políticos, de inelegibilidade e do instrumento de iniciativa popular pela pertinência com o tema. Também discorreu sobre o surgimento da Lei da Ficha Limpa, sobre as conseqüências dela advindas, as modificações trazidas à legislação eleitoral, assim como abordou a sua interpretação por parte do Tribunal Superior Eleitoral-TSE e do Supremo Tribunal Federal-STF. Tratou também da iminente Reforma política no Brasil, tendo a Lei da Ficha Limpa um importante papel incentivador para que tal reforma venha a acontecer.
Descrição: OLIVEIRA, L. M. B. de. A lei da ficha limpa: um importante marco para uma reforma política do Brasil. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4668
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lívia Macedo Barreto de Oliveira.pdfLívia Macedo Barreto de Oliveira1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.