Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4743
Título: Pluralidade cultural: perspectiva de professores de uma escola pública
Autor(es): Silva júnior, Luiz fernandes da
Palavras-chave: Cultura
Pluralidade Cultural
Interculturalidade
Alteridade
Data do documento: 21-Ago-2014
Resumo: O texto monográfico apresenta uma reflexão acerca do significado de cultura voltado para a perspectiva de professores sobre o tema pluralidade cultural, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Ernesto Rêgo. Essa proposta de estudo teve em vista futuro entrelaçamento dessa temática no processo de ensino. A fundamentação teórica apresenta o que se entende atualmente sobre cultura, enfatizando a proposta de interculturalidade e o conceito de alteridade. O questionário foi o instrumento utilizado na coleta de dados da pesquisa de campo. No processo de análise, procurou-se a interpretação mais adequada das respostas dos professores, com a consciência sobre o que as questões do questionário proporcionariam. Os professores afirmaram que a pluralidade cultural raramente é focada na escola e em sala de aula, embora seus alunos manifestem alguma forma de discriminação. Tal procedimento é concebido pelos professores como a necessidade de conhecimento acerca essa temática e de iniciativa para que possa despertar a abertura de diálogo dessa questão na escola. A compreensão das questões históricas, sociais, políticas e econômicas das sociedades, poderia ser instrumento para o professor formar no aluno atitudes de respeito e tolerância às diferenças.
Descrição: SILVA JÚNIOR, Luiz Fernandes da. Pluralidade cultural: perspectiva de professores de uma escola pública . 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4743
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz fernandes da silva júnior.pdfLuiz fernandes da silva júnior 909 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.