Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4810
Título: As dificuldades de ensino e aprendizagem na leitura
Autor(es): Silva, Lucineide Amaro da
Palavras-chave: Dificuldade no desenvolvimento da leitura
Data do documento: 25-Ago-2014
Resumo: O presente trabalho refere-se a realidade da educação de jovens e adultos (EJA) na zona rural de Cuitegi. O universo pesquisado é a Escola Municipal Carolina de Farias Pimentel. A pesquisa aponta a dificuldade no desenvolvimento da leitura dos alunos da EJA. A educação de jovens e adultos, enquanto modalidade da Educação Básica atende um perfil de educandos diversificados e heterogêneos. É comum os professores, por estarem inseridos nesse cotidiano escolar, retratarem uma realidade de insegurança, medo, angustia e sentirem-se incapazes de dar conta de um processo de ensino/ aprendizagem de qualidade e transformador. Temos como objetivo geral: Analisar os fatores que dificultam o desenvolvimento da aprendizagem na leitura dos alunos da educação de jovens e adultos. E como objetivos específicos: Identificar a relação entre as práticas de leitura e os processos de aprendizagem dos alunos; Diagnosticar os problemas que interferem no desenvolvimento da leitura. Utilizamos para a realização dessa pesquisa, foi feita inicialmente uma visita à escola, de forma a identificar o objetivo da pesquisa, identificando a dificuldade que o aluno de EJA apresenta ao desenvolver a leitura. Com base em nossas pesquisas percebemos que a Educação de Jovens e Adultos na zona rural, ainda é escassa. O que exige do professor um olhar mais detalhado sobre os interesses e da cultura dos educandos. Pois, na maioria das vezes os professores não pertencem aquela localidade, vivem na cidade e deslocam-se até lá para trabalhar. Dessa forma dificulta o processo ensino e aprendizado na educação de jovens e adultos.
Descrição: SILVA, L. A. da. As dificuldades de ensino e aprendizagem na leitura. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4810
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucineide Amaro da Silva.pdfLucineide Amaro da Silva337.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.