Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/486
Título: Anamorfose no Ensino de Matemática
Autor(es): Santos, Luciano Trajano dos
Palavras-chave: História da Matemática
Ensino da Matemática
Anamorfose
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: A Anamorfose é uma imagem distorcida, secreta, que exige do observador a busca por um ângulo adequado afim de desvendar o segredo visualmente oculto. Foi desenvolvida há setecentos anos e sendo considerada uma arte, esteve em alta nos séculos XVI e XVII, sendo trabalhada por artistas mundialmente reconhecidos como Leonardo da Vinci no renascimento e Hans Holbein na Alemanha, este compôs a mais renomada anamorfose que se conhece: Os Embaixadores. No século IX a anamorfose declina com o surgimento da fotografia. Porém ela ressurge na atualidade e se faz presente na comunicação visual e na arte em geral, dois dos grandes nomes atuais são István Orosz com suas anamorfoses de espelho, e Julian Beever com sua arte de rua intitulada Chalk Art, que são pinturas Trompe L’oeil, um dos tipos de anamorfose. A anamorfose é construída com base em cálculos gráficos, ou como fazem alguns artistas produzindo empiricamente visualizando a pintura através de um espelho, assim uma construção de anamorfose usando matemática, com mudanças de coordenadas ilustra o processo da construção matematicamente no final desse trabalho.
Descrição: SANTOS, L. T. dos. Anamorfose no Ensino de Matemática. 2011. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/486
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciano Trajano dos Santos 1.pdfLuciano Trajano dos Santos Parte 11.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Luciano Trajano dos Santos 2.pdfLuciano Trajano dos Santos Parte 2902.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.