Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4969
Título: A prática educativa em salas multisseriadas e a formação do/a educador/a do campo: um estudo de caso na Escola Municipal Antônio Florentino da Costa - Guarabira/PB
Autor(es): Souza, Sara Santos de
Palavras-chave: Educação do campo
Salas multisseriadas
Formação de educador
Data do documento: 2-Set-2014
Resumo: Esse trabalho monográfico teve como objetivo analisar a Prática Educativa em turmas multisseriadas, da Escola Municipal Antonio Florentino da Costa, situada no território camponês, visando diagnosticar, observar e compreender o desenvolvimento dessa escola e refletir como se desenvolve a formação dos educadores nessas turmas. Visando conduzir melhor o trabalho buscamos em um dos tipos da pesquisa qualitativa, a opção pela abordagem metodológica do estudo de caso o que contribuiu para nos aproximar do objeto de pesquisa, possibilitando assim um contato mais direto com a realidade pesquisada. Na mesma medida, que ajudou a explicar com mais detalhe o fenômeno em estudo e trazer um recorte mais aprofundado da realidade, de modo que a voz dos sujeitos sejam consideradas, articulados com dados observados e suas formas de intervenção através da opinião dos educadores/as, demonstrando questões relacionadas à escola e as dificuldades enfrentadas em salas multisseriadas. Combinamos os seguintes instrumentos: observação e entrevista. Além disso, esse tipo de pesquisa ajudou a compreender o conjunto de situações que envolvem uma sala multisseriada, fez-se necessário permanecer na escola durante certo período de tempo para conseguirmos levantar os dados da pesquisa de campo. Os resultados obtidos no trabalho apontaram para a necessidade de investir na formação dos docentes orientando uma prática curricular voltada para a Educação do Campo e visando alternativas que ajudem a descobrir meios para melhor trabalhar com as salas multisseriadas. Entretanto, a sala multisseriada, com todas as suas dificuldades, ainda se constitui a única forma desses sujeitos escolarizar-se. Nesse sentido, a pesquisa de campo nos mostrou que precisam ser garantidos alguns elementos básicos para garantir a formação dos sujeitos que vivem no campo.
Descrição: SOUZA, S. S. de. A prática educativa em salas multisseriadas e a formação do/a educador/a do campo: um estudo de caso na Escola Municipal Antônio Florentino da Costa - Guarabira/PB. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4969
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sara Santos de Souza.pdfSara Santos de Souza489.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.