Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5073
Título: Gêneros orais em didático de LP e aplicabilidade dos gêneros debatee seminário na sala de aula
Autor(es): Quirino, Valker Lopes
Palavras-chave: Livro didático
Gêneros orais
Oralidade
Data do documento: 11-Set-2014
Resumo: Muitos livros didáticos, ainda hoje, apresentam um trabalho precário em relação à oralidade. Eles, geralmente priorizam atividades de leitura e oralização em detrimento de práticas orais que levem em consideração as diferentes práticas sociais que ocorrem por meio dessa modalidade, dentro e fora do ambiente de sala de aula, mas há alguns avanços nessa área. Partindo dessa hipótese essa monografia tem por objetivos analisar duas propostas de gêneros orais no livro didático Português Linguagens, e a aplicação dessas duas propostas na sala de aula – na Escola E.E.E.M. Severina Ramos de Oliveira, em Sobrado/PB. Esta pesquisa ação encontrou respaldo nas discussões de Bezerra (2001), Dolz & Schneuwly (2004), PCN (1998), Marcuschi (2005, 2008), Antunes (2003), além da influência de Bakhtin (2003), entre outros. Concluiu-se que as propostas apresentadas no livro didático de língua portuguesa Português Linguagens de Cereja (2010)se encaminham na direção dos estudos atuais voltados para a oralidade. O livro apresenta propostas que ajudam o professor a discutir a importância da oralidade e a produzir textos que favoreçam a interação dentro e fora da sala de aula.
Descrição: QUIRINO, V. L. Gêneros orais em didático de LP e aplicabilidade dos gêneros debatee seminário na sala de aula. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5073
Aparece nas coleções:III - ITPELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valker Quirino Lopes.pdfValker Quirino Lopes4.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.