Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5086
Título: Educação ambiental nas escolas de Boqueirão, PB: instrumento de combate às ações antrópicas
Autor(es): Cordeiro, Tamillys Macedo
Palavras-chave: Meio Ambiente
Educação Ambiental
Sustentabilidade
Data do documento: 12-Set-2014
Resumo: A Educação Ambiental é um processo educativo que tem por finalidade sensibilizar a sociedade para as questões socioambientais. Como política educacional possibilita a adoção de valores, tomada de decisões e mudanças de atitude para com o meio ambiente. A degradação ambiental, na maioria das vezes, ocorre devido à utilização incorreta dos recursos naturais e por ações humanas. Diante disto, houve a necessidade de inserir os conteúdos de Educação Ambiental, nos currículos de quatro escolas da cidade de Boqueirão, PB, como meio de minimizar as ações antrópicas que degradam o açude e o ambiente que o circunda, sendo essa prática o objetivo principal deste trabalho. Um diagnóstico socioambiental foi elaborado aplicando-se cento e trinta questionários, com várias perguntas, contemplando professores, alunos do ensino fundamental e médio, universitários e a comunidade em geral. Conteúdos de educação e gestão ambiental foram ministrados em quatro escolas da referida cidade e a informal a comunidade local. Os principais resultados mostraram que: 96,08 % dos alunos consideram importante a inclusão de conteúdos de Educação Ambiental nas escolas; 76,20% dos professores enfocam a temática ambiental em suas disciplinas; 86,92 % dos entrevistados identificam embalagens de reciclável, mas 30,0 % não sabem as cores e/ou símbolos dos reservatórios de coleta; 1/3 dos entrevistados fazem a coleta seletiva do lixo, embora 75% tenha como destino final o lixão da cidade. A degradação ambiental resulta da falta de informação, a educação ambiental formal contribui para que as pessoas repensem suas atitudes para com o meio ambiente e a informal desenvolve um senso crítico, a prática da educação e gestão ambiental formal e informal culminou em iniciativas populares e de cidadania e inovou a área ambiental do município de Boqueirão.
Descrição: Cordeiro, T. M. Educação ambiental nas escolas de Boqueirão, PB: instrumento de combate às ações antrópicas. 2011. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5086
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tamillys Macedo Cordeiro.pdfTamillys Macedo Cordeiro3.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.