Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5092
Título: O aluno com deficiência visual na escola regular: um estudo de caso com dois alunos matriculados no Ensino Médio na cidade de Campina Grande - PB
Autor(es): Silva, Maria do Socorro Lira
Palavras-chave: Deficiência Visual
Inclusão
Práticas Pedagógicas
Data do documento: 12-Set-2014
Resumo: A inclusão dos alunos com deficiência visual (baixa visão/cegueira) na escola regular tem sido tema de grandes discussões no âmbito educacional. Quando os referidos alunos chegam ao Ensino Médio, se faz necessário que a escola como um todo, se prepare para recebê-los a fim de ajudá-los na continuação do processo de aprendizagem. O atendimento especializado para os estudantes com deficiência visual (cegueira/baixa visão) deve ocorrer basicamente por meio de recursos adaptados, os quais devem possibilitar os diferentes meios de acesso ao conhecimento, respeitando as necessidades educativas especiais de cada estudante. Assim, o presente estudo teve como objetivo central analisar a inclusão de dois alunos com deficiência visual que estão matriculados no Ensino Médio do ensino regular e frequentam o Instituto dos Cegos de Campina Grande, Paraíba. A pesquisa de campo foi realizada no primeiro semestre de 2014. Com a utilização metodológica da entrevista e observação in loco. Os resultados indicaram a falta de materiais e de recursos adaptados no ensino regular, o que comprova a dificuldade que as escolas regulares vêm enfrentando para incluir os referidos alunos. Portanto, fica evidenciada a necessidade de um trabalho integrado entre ensino especializado e ensino regular, pautado na adoção e uso de materiais adequados para garantir à melhoria das práticas pedagógicas não somente para os alunos com deficiência visual, mas para todos os que, de alguma forma, apresentam algum tipo de deficiência ou necessidade educacional especial.
Descrição: Silva, M. do S. L. O aluno com deficiência visual na escola regular: um estudo de caso com dois alunos matriculados no Ensino Médio na cidade de Campina Grande - PB. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5092
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Socorro Lira Silva.pdfMaria do Socorro Lira Silva16.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.