Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5140
Título: Ensino por projeto: a horta escolar como ferramenta de racionalidade e consciência ambiental
Autor(es): Melo, Tafarel Fernandes Tavares de
Palavras-chave: Educação ambiental
Horta escolar
Prática docente
Data do documento: 23-Set-2014
Resumo: Do paralelo existente entre os avanços científicos corroborados pelo modelo capitalista e as agressões que esses podem ocasionar ao ambiente surgem debates acirrados que conduzem à reflexão e pedem um posicionamento direto de cada indivíduo.As perspectivas atuais para o Ensino Médio, dentre as quais se destaca a propostado Ensino Médio Inovador, estimulam a utilização de metodologias de ensino que se distanciem do modelo tradicional, instigando reflexões sobre a prática docente a inserindo a proposta de articulação interdisciplinar/transdisciplinar dos conceitos. Sob esse ponto de vista, o ensino por projetos vem atender a estas recomendações, contribuindo para o reestabelecimento da aproximação entre os conteúdos curriculares e o cotidiano do estudante, situando o professor como mediador da aprendizagem do estudante. Neste trabalho objetivou-se estudar o uso do ensino por projetos em Educação Ambiental, a partir da construção da racionalidade e percepção ambientais, mediante a realização de minicurso envolvendo uma horta escolar. Para tanto, as atividades foram realizadas em três etapas: observação da realidade escolar, planejamento das ações pertinentes ao o projeto, aplicação de questionário e produções textuais pelos participantes da pesquisa. Os elementos que emergiram dos questionários e da produção textual foram analisados lexicalmente e por análise temática, permitindo considerar entre os participantes destas etapas a existência de racionalidade, que, provavelmente, reflete da existência do projeto de horta escolar. Considera-se, assim, que a metodologia de projetos, desenvolvida em uma perspectiva de Educação Ambiental, permite o desenvolvimento da racionalidade ambiental, estimulando a conscientização dos estudantes.
Descrição: MELO, T. F. T. de. Ensino por projeto: a horta escolar como ferramenta de racionalidade e consciência ambiental. 2013. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5140
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tafarel Fernandes Tavares de Melo.pdfTafarel Fernandes Tavares de Melo643.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.