Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5312
Título: As medidas cautelares diversas da prisão e a efetividade da justiça penal
Autor(es): Melo, Andréa Vicky de Moraes
Palavras-chave: Direito penal
Medidas cautelares
Justiça penal
Data do documento: 7-Out-2014
Resumo: A Lei 12.403, de 04 de maio de 2011, elencou nove medidas cautelares diversas da prisão em seu artigo 319 com o objetivo, dentre outros, de impedir a execução antecipada da pena. A novidade legislativa, entretanto, não foi recebida de bom grado pela população e mídia brasileiras, que argumentaram tratar-se de dispositivo facilitador da impunidade. Para averiguar, então, se essas medidas contribuem ou não para a efetividade da justiça penal, este artigo procedeu ao estudo, através do método hipotético-dedutivo aplicado à revisão bibliográfica em geral, do contexto sócio-jurídico de surgimento das medidas; seu conceito, espécies, procedimento de aplicação e efeitos. Restou constatada a contribuição positiva das referidas medidas com a efetividade da justiça penal, haja vista terem promovido a adequação do Código de Processo Penal à Constituição Federal e aos preceitos do Estado Democrático de Direito com importantes reflexos na realidade social brasileira.
Descrição: MELO, Andréa Vicky de Moraes. As medidas cautelares diversas da prisão e a efetividade da justiça penal. 2012. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5312
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andréa Vicky de Moraes Melo.pdfAndréa Vicky de Moraes Melo548.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.