Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5354
Título: Arbitragem no poder judiciário do Estado da Paraíba: uma alternativa à morosidade da justiça
Autor(es): Costa, Verônica Bezerra da Nóbrega
Palavras-chave: Arbitragem
Meios Alternativos de Composição
Princípio da Inafastabilidade do Judiciário
Tribunal de Justiça da Paraíba
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: A sociedade tem desenvolvido relações cada vez mais complexas ao longo dos séculos. O efeito colateral dessas relações, ligadas por algum tipo de contrato, quase sempre é levar ao Judiciário a apreciação da lide no momento em que ela surge. Tal comportamento, todavia, não parece o mais adequado para uma sociedade moderna, sendo preciso a busca por alternativas de solução rápida e que atendam aos interesses das partes. A evolução para meios mais eficazes e menos agressivos à celeridade da Justiça no território brasileiro tem sido paulatinamente efetivada, apresentando-se o Conselho Nacional de Justiça como um aliado neste processo, especialmente após a edição da Resolução nº 125. Assim, propomo-nos neste estudo à discussão da arbitragem como meio pacífico e menos demorado para a solução de conflitos, analisando os aspectos centrais da Lei nº 9.307/1996, que inaugurou no ordenamento jurídico nacional a dispensabilidade de homologação judicial à sentença arbitral. Este método tem auxiliado o Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba a diminuir alguns problemas inerentes ao acúmulo de ações, como a morosidade processual. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma pesquisa pura, bibliográfica, de observação indireta, que utilizou o método hipotético-dedutivo. Em alguns momentos, também foram apresentadas estatísticas, de forma a demonstrar a eficiência dos métodos alternativos de solução de conflitos e a questão da grande quantidade de processos nos tribunais brasileiros.
Descrição: COSTA, V. B. da N. Arbitragem no poder judiciário do Estado da Paraíba: uma alternativa à morosidade da justiça. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judiciária) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5354
Aparece nas coleções:V - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Verônica Bezerra da Nóbrega Costa.pdfVerônica Bezerra da Nóbrega Costa810.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.