Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5356
Título: Autocomposição e novas diretrizes com a Resolução nº 125 do CNJ
Autor(es): Nobre, Roberta Dantas da Cunha
Palavras-chave: Resolução de conflitos
Resolução nº 125 do CNJ
Técnicas de conciliação
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: A autocomposição é uma forma primitiva de dirimir problemas jurídicos de forma consensual, através de uma solução altruísta do litígio, permitindo que um dos contendores sacrifique seu interesse pessoal em favor do interesse de outrem. Dessa forma, o Presente trabalho objetivou uma abordagem dos meios alternativos de resolução de conflitos, com enfoque à Resolução n° 125 do CNJ que se mostra como um divisor de águas para as técnicas autocompositivas, tendo em vista que esta normatiza, enumera e estrutura para todo o judiciário, de primeiro e de segundo graus, as diretrizes para que a autocomposição seja plena, oferecendo assim acesso à justiça a todos. Desde a introdução, serão abordadas as técnicas utilizadas pelos conciliadores que atuam como ferramentas auxiliadoras no ato de solucionar conflitos, sendo necessária uma abordagem histórica dos mecanismos alternativos de solução dos litígios, perpassando pela importância que a autocomposição tem para o judiciário. Por fim, procurou-se descrever a Resolução nº 125 e sua aplicação no 2º grau de jurisdição, evidenciando todos os fatos numa conclusão embasada nas fontes consultadas e elencadas no decorrer do referencial teórico.
Descrição: NOBRE, R. D. da C. Autocomposição e novas diretrizes com a Resolução nº 125 do CNJ. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judiciária) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5356
Aparece nas coleções:V - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberta Dantas da Cunha Nobre.pdfRoberta Dantas da Cunha Nobre524.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.