Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5380
Título: Relações homoafetivas e as possibilidades jurídicas para o casamento civil
Autor(es): Nóbrega, Rafael Carvalho
Palavras-chave: União Homoafetiva
Casamento Civil
Direitos Fundamentais
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: Esta monografia objetiva analisar as atuais possibilidades jurídicas existentes para a realização do Casamento Civil entre Homoafetivos, seja por conversão da União Estável Homoafetiva reconhecida pelo STF com efeito vinculante e erga omnes, seja pela habilitação direta destas uniões ao Matrimônio Civil utilizando como parâmetro uma recente decisão do STJ. Tais desdobramentos serão apoiados na constatação da homossexualidade na história da humanidade, nos princípios constitucionais e direitos fundamentais do homem, em especial os direitos fundamentais implícitos à felicidade e à livre orientação sexual, e no novo conceito atribuído às famílias, de cunho eminentemente afetivo, de modo a demonstrar que as uniões homoafetivas são fatos sociais merecedores do mesmo tratamento jurídico ofertado às uniões heteroafetivas, em respeito ao fundamento central da ordem constitucional brasileira: a dignidade da pessoa humana.
Descrição: NÓBREGA, Rafael Carvalho. Relações homoafetivas e as possibilidades jurídicas para o casamento civil. 2012. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5380
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Carvalho Nóbrega.pdfRafael Carvalho Nóbrega820.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.