Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5382
Título: Uma análise bibliográfica dos novos crimes de estupro e estupro de vulnerável, sob a perspectiva da Lei nº 12.015/09
Autor(es): Lima, Thalles José de Melo
Palavras-chave: Violência sexual
Estupro de vulnerável
Lei 12.015/09
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: Os crimes de estupro e estupro de vulnerável foram modificados substancialmente, em virtude do advento da Lei nº 12.015/09. A lei ora citada reformulou o Código Penal de forma positiva, pois atendeu em parte as várias reivindicações dos doutrinadores, bem como de toda a coletividade, que clamava por mudanças urgentes nesta área tão importante do direito penal. Apesar de ter alcançado alguns dos objetivos aos quais se propôs, a referida lei deixou algumas lacunas que estão sendo motivo de divergências entre os estudiosos das matérias criminais e a jurisprudência. Tais lacunas devem ser discutidas com uma maior atenção, através de uma análise criteriosa dos entendimentos doutrinários e das orientações jurisprudenciais dos tribunais superiores. Apesar da Lei nº 12.015/09 ter modificado praticamente todo o Título VI do Código Penal, onde há a previsão de uma gama de crimes de natureza sexual, é público e notório que os delitos dessa natureza que se revestem de maior repercussão e interesse social são o estupro e o estupro de vulnerável, em virtude das graves conseqüências causadas pela prática desses delitos tanto na esfera individual da vítima, quanto para toda a coletividade. A análise do ponto de vista legal dos delitos de estupro e estupro de vulnerável é muito pertinente em virtude dos motivos já alegados, além da atualidade incontestável do tema, que diuturnamente é veiculado de forma distorcida para a população em geral, através dos diversos meios de comunicação.
Descrição: LIMA, Thalles José de Melo. Uma análise bibliográfica dos novos crimes de estupro e estupro de vulnerável, sob a perspectiva da Lei nº 12.015/09. 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5382
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thalles José de Melo Lima.pdfThalles José de Melo Lima369.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.