Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5400
Título: O diálogo como princípio metodológico para a disciplina de filosofia na educação de jovens e adultos-EJA
Autor(es): Lucena, Josegley Andrade de
Palavras-chave: Filosofia
Diálogo
Interação
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta do diálogo como princípio norteador na metodologia do ensino de filosofia no Ensino médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos - EJA, tendo como argumento principal as ideias do filósofo de linguagem, Bakhtin. O ensino de filosofia na escola básica brasileira ainda se resume às metodologias tradicionais, em que alunos e professores aprendem e ensinam presos aos padrões curriculares estabelecidos. A disciplina de filosofia assim ministrada não atende às necessidades vivenciais dos estudantes da modalidade citada, pois se tratam de indivíduos acima da faixa etária normal do ensino médio regular. A prática do diálogo como metodologia é sugestiva para melhorar a capacidade reflexiva do estudante frente à sua existência e conectá-la com a experiência filosófica adquirida com o conteúdo da discussão em sala de aula. Além de Bakhtin, outras tendências que apoiam o uso do diálogo foram revistas e, poderão, se possível, serem comparadas. Abordamos aqui uma análise a partir do cotidiano escolar por se tratar de assuntos como alteridade, interação coletiva, práticas de ensino, etc. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica baseada em Bakhtin e o Círculo, como principal fonte, e nas obras de Platão, Arendt, Habermas e Krishnamurti como fontes secundárias. Concluímos este trabalho com a ideia de que o jogo de interação deve estar presente na aula de filosofia para dar o movimento dinâmico no discurso e na fala dos participantes do diálogo e a sensação de busca inesgotável e de inacabamento de conhecimento entre os estudantes.
Descrição: LUCENA, Josegley Andrade de. O diálogo como princípio metodológico para a disciplina de filosofia na educação de jovens e adultos-EJA. 2014. 44f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5400
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josegley Andrade de Lucena.pdfJosegley Andrade de Lucena511.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.