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Título: Evasão escolar na EJA: um estudo de caso da escola municipal de ensino fundamental e médio Deputado João Fernandes de Lima
Autor(es): Silva, Juçara Maria de França
Palavras-chave: Evasão escolar
Aluno
Educação de jovens e adultos
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: A evasão escolar nos dias atuais vem assumindo um papel de destaque na problemática da educação brasileira. Na Educação de Jovens e Adultos assume contornos ainda maiores. A emergência desta realidade enfatiza a necessidade de diagnosticar as causas da evasão, apontando estratégias de enfrentamento deste problema na educação brasileira. Neste sentido, assumimos neste trabalho o objetivo de investigar as principais causas da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos, por meio de um estudo de caso, da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Deputado João Fernandes de Lima, localizada no município de Capim/PB. Na referida escola tem sido crescente a preocupação de toda a comunidade escolar em relação ao alto índice de evasão, sobretudo na EJA. Além disso, minha atuação nesta escola com a modalidade em questão foi o elemento decisivo na busca de uma compreensão mais apurada acerca das possíveis causas que levam esse alunado, cheio de peculiaridades, a evadir da escola. Nesta construção assumimos, em nosso percurso teórico-metodológico os preceitos da pesquisa qualitativa, utilizando também dados estatísticos e censitários na análise do fenômeno em questão. Embora a evasão seja uma realidade comum a outras escolas do sistema educacional brasileiro, não é possível generalizá-la, fato que fortalece nossa opção por pesquisa estruturada nos moldes do estudo de caso. Os resultados apontam que a ocorrência da evasão está diretamente relacionada a questões como: instabilidade das atividades laborais exercidas pelos educandos da EJA; dificuldade de aprendizagem em seus múltiplos aspectos; distância entre a realidade de vida dos educados e as exigências da escola formal; ausência de propostas de formação dos educadores que lhes permitam atuar de modo adequado a esta modalidade, acrescidos da falta de motivação por parte dos educandos e da própria escola. Neste sentido, este estudo contribui, ao sistematizar os dados da evasão na escola investigada, para qualificar o debate em torno dos desafios da Educação de Jovens e Adultos na contemporaneidade, favorecendo a busca de meios que possam assegurar a permanência desse alunado em sala de aula, como direito e condição de cidadania
Descrição: SILVA, Juçara Maria de França. Evasão escolar na EJA: um estudo de caso da escola municipal de ensino fundamental e médio Deputado João Fernandes de Lima. 2014. 78f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5428
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