Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5485
Título: Judicialização da saúde
Autor(es): Nunes, Francisco de Assis
Palavras-chave: Saúde
Direitos Sociais
Dignidade Humana
Data do documento: 10-Out-2014
Resumo: A busca pela garantia de direitos é uma constante do povo brasileiro. Apesar de a Constituição Federal garantir em seu texto o acesso da população aos direitos sociais. Em especial, neste estudo à saúde, o que se verifica constantemente é a necessidade de intervenção do Poder Judiciário para a efetivação das obrigações do poder Executivo em relação à população. O objetivo geral deste estudo é analisar a judicialização da saúde como forma de garantia de direito do indivíduo ao acesso a tratamentos e medicamentos que não constam da lista da ANVISA para serem ofertados à população pelo SUS. Levando em consideração o impacto de altos gastos com medicamentos e tratamentos que não fazem parte do orçamento público. Foi utilizado como metodologia a pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva, qualitativa, aliada ao estudo de caso ocorrido na Comarca de Prata –PB. Conclui-se que a realidade brasileira ainda é distante dos ideais de igualdade e garantia de direitos estipulados na constituição Federal. Uma vez que por omissão do Poder Executivo, as pessoas necessitam ingressar em juízo para garantirem seus direitos. Fator este que acaba dificultando o acesso do indivíduo ao tratamento de saúde necessário em virtude da demora da efetivação das determinações judiciais. Assim, a população acaba sendo o lado fraco da relação, uma vez que a demora no atendimento de suas necessidades acarreta em muitos casos a morte do indivíduo que não recebeu o tratamento adequado e necessário para o restabelecimento de sua saúde. Ferindo, assim, o princípio da manutenção da dignidade humana do indivíduo.
Descrição: NUNES, Francisco de Assis. Judicialização da saúde. 2014. 37f. Monografia (Especialização em Prática Judiciária)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5485
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco de Assis Nunes.pdfFrancisco de Assis Nunes1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.