Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5487
Título: Ensinando história nos anos iniciais: o museu como lugar de educação
Autor(es): Silva, Sara Pereira da
Palavras-chave: Ensino de História
Recurso Didático
Museu
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: O presente trabalho trata sobre a importância de se trabalhar o ensino de história através do museu como lugar de memória, pois, a partir dele, é possível desenvolver a aprendizagem histórica com crianças nos anos iniciais. Como objetivo geral, nossa proposta foi compreender o museu como espaço educativo e cultural na aprendizagem histórica nos anos iniciais. Para tanto, tomamos como objeto de estudo o Museu Assis Chateaubriand. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, em que investigamos o papel do museu no ensino de história. Como instrumento de pesquisa, utilizamos a entrevista com o diretor do museu com o intuito de, a partir de sua fala, compreendermos como este aborda a importância do museu na cidade e na educação. Trabalhamos a partir das concepções de Pollak (1992), Pacheco (2010), Bergamashi (2000) e Conceição (2007). Esta pesquisa permite perceber o museu como importante recurso didático para a produção do conhecimento histórico, espaço este que é capaz de construir identidades sociais.
Descrição: Silva, S. P. da. Ensinando história nos anos iniciais: o museu como lugar de educação. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5487
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sara Pereira da Silva.pdfSara Pereira da Silva5.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.