Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5487
Título: | Ensinando história nos anos iniciais: o museu como lugar de educação |
Autor(es): | Silva, Sara Pereira da |
Palavras-chave: | Ensino de História Recurso Didático Museu |
Data do documento: | 13-Out-2014 |
Resumo: | O presente trabalho trata sobre a importância de se trabalhar o ensino de história através do museu como lugar de memória, pois, a partir dele, é possível desenvolver a aprendizagem histórica com crianças nos anos iniciais. Como objetivo geral, nossa proposta foi compreender o museu como espaço educativo e cultural na aprendizagem histórica nos anos iniciais. Para tanto, tomamos como objeto de estudo o Museu Assis Chateaubriand. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, em que investigamos o papel do museu no ensino de história. Como instrumento de pesquisa, utilizamos a entrevista com o diretor do museu com o intuito de, a partir de sua fala, compreendermos como este aborda a importância do museu na cidade e na educação. Trabalhamos a partir das concepções de Pollak (1992), Pacheco (2010), Bergamashi (2000) e Conceição (2007). Esta pesquisa permite perceber o museu como importante recurso didático para a produção do conhecimento histórico, espaço este que é capaz de construir identidades sociais. |
Descrição: | Silva, S. P. da. Ensinando história nos anos iniciais: o museu como lugar de educação. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5487 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Sara Pereira da Silva.pdf | Sara Pereira da Silva | 5.87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.