Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5498
Título: Literatura na educação infantil e a "menina bonita do laço de fita"
Autor(es): Sousa, Jaqueline Michelle da Silva
Palavras-chave: Literatura Infantil
Educação Infantil
Ensino Aprendizagem
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: A literatura infantil vem sendo proposta nos meios escolares, não só como pretexto para o ensino linguístico, mas, principalmente, para incentivar as crianças a mergulhar no mundo do imaginário. Sobretudo quando se tem conhecimento de que a literatura infantil contribui não só para desenvolver as capacidades já existentes na criança através do seu desenvolvimento cognitivo, mas para desenvolver o senso crítico na criança, de forma lúdica e prazerosa. Sendo assim, o objetivo central deste estudo é investigar a influência da literatura na Educação Infantil através de práticas que estimulem a constituição da subjetividade da criança, por meio de seu próprio pensamento para desenvolver o senso crítico. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, qualitativa que permitiu vislumbrar a literatura infantil como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Os estudos sobre a importância da literatura infantil na Educação Infantil ancorou-se em Kappel (2010); Paço (2009); Pereira e Barbosa (2012); Risso (2008); Tavares (2010) entre outro. A partir do embasamento teórico da pesquisa, foram aplicadas questões junto aos professores de Educação Infantil das turmas de Pré I e Pré II relacionadas à importância da literatura infantil, a partir da leitura do texto “Menina Bonita do Laço de Fita”, de autoria de Ana Maria Machado. Constatou-se que é possível desenvolver em primeiro lugar o interesse pela leitura e o senso crítico das crianças por meio do texto literário e em outros momentos distintos pode-se explorar como consequência atividades que estimulem os conhecimentos: linguísticos, matemáticos, naturais e sociais através do conteúdo do texto. Sem perder de vista que o importante é fazer com que a criança o seu senso crítico e reflexivo.
Descrição: Sousa, J. M. da S. Literatura na educação infantil e a "menina bonita do laço de fita". 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5498
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaqueline Michelle da Silva Sousa.pdfJaqueline Michelle da Silva Sousa9.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.