Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5500
Título: A formação dos professores da educação básica: um estudo sobre o curso de Pedagogia - PARFOR/UEPB, Campus de Campina Grande - PB
Autor(es): Nascimento, Ana Virgínia Saraiva do
Palavras-chave: Educação Básica
Políticas Públicas
Formação de Professores
Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica - PARFOR
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: O processo educativo se constitui em nossa sociedade como um importante instrumento para a formação dos indivíduos e para o desenvolvimento social, desta forma a formação dos profissionais da educação estabelece um importante espaço de aprendizado. Nesta perspectiva o estudo das Políticas Públicas desenvolvidas no Brasil e em específico o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica - PARFOR se revela como um aspecto elementar para a melhoria na qualidade destes serviços educacionais oferecidos pela rede pública de ensino, propiciando melhores oportunidades para o desenvolvimento dos alunos. Visando tais aspectos esta pesquisa contempla um estudo sobre o perfil dos alunos do Curso de Pedagogia - PARFOR/UEPB, Campina Grande, focado principalmente na apreensão das expectativas e percepções acerca do curso, aliada a um constructo teórico, pesquisa qualitativa de caráter analítico descritivo, que teve como instrumentos de coleta de dados, a aplicação de um questionário semi-estruturado (com os alunos), análise documental através de documentos sobre a implantação do curso e baseado em diversos autores da literatura de pedagogia, principalmente voltada para a formação de professores e textos oficiais da Educação, tais como:GATTI, (1997), LUKESI (2003), LIBÂNEO (2001), SILVA (2001), PERRENOUD (2000), GADOTTI (1986), MORIN (2004) etc. A partir dessa construção, é possível conhecer as políticas públicas de formação dos professores, identificar as formas de implantação do curso de Pedagogia do PARFOR - CAPES/UEPB- Campina Grande e pesquisar dados referentes ao estudantes de Pedagogia do PARFOR - CAPES/UEPB- Campina Grande, estas perspectivas possibilitam a conhecimento do perfil dos alunos e favorece elaboração de formas de conquista de novos alunos e levanta dados que possibilita a o desenvolvimento de estratégias de melhoria do curso.
Descrição: Nascimento, A. V. S. do. A formação dos professores da educação básica: um estudo sobre o curso de Pedagogia - PARFOR/UEPB, Campus de Campina Grande - PB. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5500
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Virgínia Saraiva do Nascimento.pdfAna Virgínia Saraiva do Nascimento9.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.