Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5503
Título: | Concepção de alfabetização e letramento de professores alfabetizadores e sua prática pedagógica |
Autor(es): | Barbosa, Maria Aparecida Pereira |
Palavras-chave: | Letramento Alfabetização Prática Pedagógica |
Data do documento: | 13-Out-2014 |
Resumo: | Este artigo é um estudo sobre as práticas de ensino de leitura e de escrita de professores alfabetizadores da rede municipal de ensino de Campina Grande - PB, e tem como objetivo conhecer as concepções de alfabetização e letramento desses professores, a sua compreensão do que seja alfabetizar letrando, analisar atividades que realizam e verificar se há coerência entre o discurso e a prática. O interesse em pesquisar o assunto se deu a partir da vivência em uma das escolas municipais durante o período de estágio do curso de Pedagogia, quando se observou que a prática de alfabetizar letrando, que é defendida por vários teóricos na atualidade, parece não ser utilizada. Em vista disto, investigou-se com mais cuidado o que pensam os professores e se este pensamento direciona ou não a sua prática. O universo da pesquisa foi a escola que foi realizado o estágio. Os dados analisados resultam de questionário com os professores alfabetizadores e algumas atividades realizadas pelos alunos dessas professoras. Fundamentamos o nosso estudo em alguns autores que discutem sobre alfabetização e letramento, tais como Soares (2012), Soares (2009), Tfouni (2010), Carvalho (2012), Kleimam (2005), Santos e Albuquerque (2007), Leal (2007), dentre outros. O estudo mostrou que o conhecimento das professoras sobre o que seja alfabetizar letrando ainda é muito elementar, por isto, as atividades que desenvolvem não atendem à proposta de alfabetizar letrando. Quando muito, possibilitam uma aquisição do código. Até mesmo professoras que participam de formação continuada que trabalham na perspectiva do alfabetizar letrando, a exemplo do PNAIC, não sinalizam um avanço neste nível de conhecimento. Este quadro aponta para a necessidade de se repensar tanto a formação inicial, quanto as formações continuadas, pois numa sociedade que exige cada vez mais do sujeito o domínio competente da leitura e da escrita, a escola deve se adequar a esta realidade e os professores devem dominar estes conhecimentos para possibilitar ao aluno o acesso à cultura escrita. |
Descrição: | Barbosa, M. A. P. Concepção de alfabetização e letramento de professores alfabetizadores e sua prática pedagógica. 2014. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5503 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Aparecida Pereira Barbosa.pdf | Maria Aparecida Pereira Barbosa | 20.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.