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dc.contributor.authorMarques, Israel da Silva-
dc.date.accessioned2014-10-13T12:53:28Z-
dc.date.available2014-10-13T12:53:28Z-
dc.date.issued2014-10-13-
dc.identifier.otherCDD 410-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5521-
dc.descriptionMarques, I. da S. A oralidade como recurso didático-pedagógico para o professor: contribuições teórico-práticas. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa algumas ementas do curso de letras (habilitação em língua portuguesa) da Universidade Estadual da Paraíba, procurando entender de que forma as disciplinas ofertadas oportunizam o estudo da oralidade juntamente com as atividades de leitura e de escrita. É um trabalho que tem como finalidade perceber até que ponto as disciplinas acadêmicas estimulam as práticas de oralidade, enquanto fator essencial para o professor de português. A questão norteadora parte do conceito de que a fala é um instrumento indispensável ao trabalho docente e dentro da formação do professor de português deve ocupar um lugar de destaque. De modo específico, nossos objetivos são: refletir sobre o estudo da oralidade dentro da sala de aula acadêmica e como ela pode ser importante para o crescimento profissional do futuro professor; relacionar as teorias da oralidade e da oratória a fim de acrescentar as contribuições para a prática didáticopedagógica do professor; identificar nas disciplinas do curso de Licenciatura em Letras da UEPB as previsões de tratamento da oralidade. Como aportes teóricos são usados alguns autores que se debruçam sobre o estudo com a oralidade sendo eles Marcuschi (2005) e Matencio (2001) e sobre as características da oratória, Polito (1999), dentre outros que enfatizam a oralidade como importante elemento da comunicação humana. Ao final, existe um entendimento de que as ementas analisadas não contemplam um ensino aprofundado do uso da oralidade por parte dos docentes, revelando assim uma grande lacuna no ensino, uma vez que a competência linguística deve abranger todos os aspectos comunicacionais. A produção e o estímulo da oralidade são de fundamental importância para o desenvolvimento futuro de estudos referentes ao conhecimento linguístico.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Paloma Sabata Lopes da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectFormação de Professorpt_BR
dc.titleA oralidade como recurso didático-pedagógico para o professor: contribuições teórico-práticaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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