Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5521
Título: | A oralidade como recurso didático-pedagógico para o professor: contribuições teórico-práticas |
Autor(es): | Marques, Israel da Silva |
Palavras-chave: | Oralidade Linguística Língua Portuguesa Formação de Professor |
Data do documento: | 13-Out-2014 |
Resumo: | Este trabalho analisa algumas ementas do curso de letras (habilitação em língua portuguesa) da Universidade Estadual da Paraíba, procurando entender de que forma as disciplinas ofertadas oportunizam o estudo da oralidade juntamente com as atividades de leitura e de escrita. É um trabalho que tem como finalidade perceber até que ponto as disciplinas acadêmicas estimulam as práticas de oralidade, enquanto fator essencial para o professor de português. A questão norteadora parte do conceito de que a fala é um instrumento indispensável ao trabalho docente e dentro da formação do professor de português deve ocupar um lugar de destaque. De modo específico, nossos objetivos são: refletir sobre o estudo da oralidade dentro da sala de aula acadêmica e como ela pode ser importante para o crescimento profissional do futuro professor; relacionar as teorias da oralidade e da oratória a fim de acrescentar as contribuições para a prática didáticopedagógica do professor; identificar nas disciplinas do curso de Licenciatura em Letras da UEPB as previsões de tratamento da oralidade. Como aportes teóricos são usados alguns autores que se debruçam sobre o estudo com a oralidade sendo eles Marcuschi (2005) e Matencio (2001) e sobre as características da oratória, Polito (1999), dentre outros que enfatizam a oralidade como importante elemento da comunicação humana. Ao final, existe um entendimento de que as ementas analisadas não contemplam um ensino aprofundado do uso da oralidade por parte dos docentes, revelando assim uma grande lacuna no ensino, uma vez que a competência linguística deve abranger todos os aspectos comunicacionais. A produção e o estímulo da oralidade são de fundamental importância para o desenvolvimento futuro de estudos referentes ao conhecimento linguístico. |
Descrição: | Marques, I. da S. A oralidade como recurso didático-pedagógico para o professor: contribuições teórico-práticas. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5521 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Israel da Silva Marques.pdf | Israel da Silva Marques | 13.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.