Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5549
Título: Reflexões sobre o uso da música como ferramenta de ensino e aprendizagem nas aulas de língua inglesa
Autor(es): Melo, Renan Lafitte de Sousa
Palavras-chave: Ensino de Língua Inglesa
Música
Didática
Aprendizagem
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo lançar uma reflexão e discutir sobre o uso da música nas aulas de Língua Inglesa (LI) do ensino regular, levando em consideração que essa ferramenta se faz influente dentro do processo de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE), baseado nas teorias obtidas por Medina (1990) e Salcedo (2002), relacionados ao uso da música para a aquisição de vocabulário. Buscamos também uma compreensão de técnicas de musicalização e teorias do ensino da música, a partir dos trabalhos de Penna (2008) e Orff (1961). Assim, realizamos um trabalho interdisciplinar entre o ensino de LI e a educação musical. Apresentamos algumas propostas com música para o ensino de LE que podem favorecer o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos do ensino regular. Para a realização desse trabalho, procuramos identificar, através de um questionário, alguns diferentes pontos de vista dos professores sobre o uso da música em sala de aula, suas experiências e os desafios atuais para o ensino de LI. Através do contexto atual de ensino e das teorias de musicalização, destacamos a importância de o professor buscar técnicas e abordagens que favoreçam uma aprendizagem significativa.
Descrição: Melo, R. L. de S. Reflexões sobre o uso da música como ferramenta de ensino e aprendizagem nas aulas de língua inglesa. 2014. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5549
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renan Laffite de Sousa Melo.pdfRenan Laffite de Sousa Melo23.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.